Acompanhar de maneira atenta o desenvolvimento infantil permite não só a identificação e compreensão de eventuais atrasos, mas também o planejamento e a implementação de intervenções precoces efetivas. Porém, uma dúvida muito comum é: a avaliação neuropsicológica de bebês é confiável? Sim, responde a psicóloga Ieda Assunção, especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva pela Escola de Formação Permanente da Universidade de São Paulo (FEMUSP).“É possível, sim, avaliar bebês a partir de um mês de vida. Para isso, é feito uso de escalas confiáveis, como a Escala Bayley, que é reconhecida e usada em todo o mundo. Esses instrumentos, como chamamos, conseguem avaliar se um bebê ou uma criança, ainda bem pequena, está se desenvolvendo de acordo com a sua idade ou não”, ressalta. Isso é possível, segundo a psicóloga, porque esses testes mostram aos profissionais resultados na área cognitiva, linguagem (comunicação receptiva e comunicação expressiva) e motora (áreas motoras fina e grossa), além de observação da criança na escola, em casa, no ambiente clínico, e com entrevista com os pais.Ieda observa que a avaliação neuropsicológica contribui para o diagnóstico precoce de médicos pediatras e neuropediatras, o que possibilita a intervenção precoce. “O diagnóstico precoce abre espaço para a intervenção precoce, minimizando possíveis atrasos de desenvolvimento. Cada fase tem os marcos de desenvolvimento e os pais, ao observá-los, conseguem ter um parâmetro”, comenta. De acordo com a especialista em Psicoterapia Analítico Comportamental, quando se tem uma criança com qualquer atraso, deve-se procurar uma avaliação e uma intervenção com metodologias e procedimentos embasados na ciência, ou seja, que tenha comprovação científica e um arcabouço de princípios e leis que regem o comportamento humano.“A avaliação não é uma sentença para a vida, é um recorte daquele momento. Além disso, permite estimular, desde de cedo, as áreas que apresentam déficits. O objetivo é que a criança tenha uma vida saudável e suas funções em pleno funcionamento”, afirma Ieda. O desenvolvimento infantil é uma fase importante para aquisição de repertórios de comportamentos, que vai do aprender a dar os primeiros passos, passando pelas descobertas sensoriais, como o paladar e olfato, a fala. Esse processo de aprendizagem nem sempre ocorre conforme o espero e os pais devem ficar atentos para identificar possíveis atrasos de desenvolvimento. Por Vanuza Borges
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