Conforto, inovação e segurança. Essas três palavras nortearam as propostas para o Programa de Revitalização da Rua Ponta Grossa de Apucarana. O lançamento oficial do projeto ocorreu ontem, terça-feira (29/11), no Country Club, com a presença do vice-governador e presidente da Fecomércio Paraná, Darci Piana; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes; do diretor de Operações Sebrae Paraná, Júlio Agostini; do gerente Regional Norte, Fabrício Pires Bianchi; do prefeito de Apucarana, Junior da Femac; da presidente do Sivana, Aída Assunção; demais autoridades locais, lojistas e do especialista em neuromarketing, Fernando Kimura. Para Darci Piana, o projeto de revitalização é resultado de inúmeras parcerias. Em seu discurso, ele frisou exemplos bem-sucedidos de programas de revitalização, que vai da transformação física a gestão dos negócios. “É um programa desenvolvido por muitas mãos. Todos os parceiros estão envolvidos e preparados. O prefeito (Junior da Femac) entendeu a grandiosidade da proposta e desenvolveu, com sua equipe, um projeto centrado numa nova experiência de compra”, pontuou. Além da estrutura física, o presidente da Fecomércio-PR ressaltou o outro lado da revitalização. “Tão importante quanto à revitalização urbanística é a qualificação do empresário, através do Sebrae, e dos colaboradores, através do Sesc e Senac. Juntos, nós, vamos mudar o conceito da Rua Ponta Grossa, que se tornará um ambiente agradável e seguro para passear e fazer compras, o que será muito bom para o comércio e para Apucarana. Acredito que estamos no caminho certo”, afirmou Darci Piana. Na avaliação do gerente do Sebrae Regional Norte, Fabrício Pires Bianchi, o momento é um celeiro de oportunidades para a Rua Ponta Grossa. “Por meio desse projeto, que vai transformar essa via num shopping a céu aberto, o consumidor vai se sentir convidado a circular por essa via, o que vai proporcionar um desenvolvimento ainda mais forte para a cidade de Apucarana, em especial para Rua Ponta Grossa e para as vias próximas”, ressaltou. “O papel do Sebrae nesse processo é fomentar novos negócios e estimular a expansão das iniciativas comerciais existentes. E, claro, a inovação é o convite para os comerciantes se diferenciarem no mercado. A inovação é tecnologia, mas não só tecnologia, é também mudança de processos do dia a dia, que vai dos métodos de gestão ao visual merchandising”, observou.
PROJETO
O prefeito Junior da Femac apresentou o projeto elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan). “O conceito é de um shopping center a céu aberto, com fachadas mais vistosas, melhoria no trânsito, calçadas, semáforos, iluminação, floreiras e até bancos no passeio para consumidores”, anunciou. O projeto está orçado em R$2,3 milhões.Conforme lembrou ele, o programa é desenvolvido há 13 anos pela Fecomércio, com apoio do Sebrae e das prefeituras. “O programa foi paralisado em 2019, devido à pandemia e também visando à implantação de uma nova metodologia e atualização, reforçando o conceito de rua inteligente. A Rua Ponta Grossa, na área central de Apucarana, foi escolhida para a retomada do programa e será o primeiro espaço comercial revitalizado, por meio desta iniciativa, no pós-pandemia”, informou Junior da Femac.Para ele, trata-se de um grande avanço para esta área de comércio varejista de Apucarana. “Isso representa a valorização do comércio e a união de todos para fazer este upgrade no visual desta região que é muito emblemática para Apucarana”, avalia o prefeito de Apucarana, Junior da Femac.
INÍCIO
A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana, Aída Assunção, relembrou em seu discurso quando surgiu a ideia do projeto de revitalização. “Há sete anos, eu busco parcerias para tirar esse sonho do papel, que nasceu após uma caminhada pela Rua Ponta Grossa durante o Programa do Sebrae, Compre do Pequeno”, recorda. “Mas, não adianta só sonhar, é preciso tirá-los do papel. Para isso, precisamos de parcerias e, posso afirmar que nessa jornada eu tenho grandes parceiros, como o presidente da Fecomércio Darci Piana, o prefeito Junior da Femac, que nos atendeu de pronto, e o Sebrae, que é um grande parceiro nesta jornada”, ressaltou. “Nós somos convidados a agarrar, com força e determinação, as oportunidades desse momento para explorarmos todo o potencial da Rua Ponta Grossa, que tem tudo para ser um verdadeiro shopping a céu aberto. Para isso, vamos precisar investir também em nossos comércios, repaginar nossas fachadas, inovar no atendimento e na oferta de produtos e serviços”, disse.Ao final do evento, uma placa simbolizando o início do projeto foi entregue ao presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, ao presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes; ao diretor de Operações Sebrae Paraná, Júlio Agostini; ao gerente Regional Norte, Fabrício Pires Bianchi; ao prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e à presidente do Sivana, Aída Assunção. Por Vanuza Borges
Fotos – Profeta (Prefeitura de Apucarana) e Divulgação
0 Comentários